Projetos
Ateliê de Arte terapia

Importante recurso auxiliar no processo de reabilitação, a arte terapia oferece aos jovens e adultos instrumentos que permitem a expressão da criatividade, o aprimoramento de habilidades, o incentivo à comunicação, além de atividade produtiva: a confecção de cartões artísticos.

O uso da arte apresenta uma possibilidade de expressão e comunicação para quem não domina outras formas de linguagens. O processo de criação oferece também importante estímulo cognitivo, proporciona atividades motoras diferenciadas, favorece a expressão de conteúdos internos através da criatividade, além da satisfação e realização pessoal.

Inclusão no mercado de trabalho: Revista Bem-vindo A.Nó.S.

Começou como um informativo, com o apoio e patrocínio da Construtora Tecnisa. Hoje a publicação Bem-vindo A.Nó.S é uma revista quadrimestral, com 30 páginas e uma equipe de oito jovens repórteres, quatro contratados pela Tecnisa e os outros quatro pelo Havanna.

Todos têm paralisia cerebral e vencem o desafio diário de superar os seus limites em busca de uma boa reportagem. Trazem novidades sobre tecnologia, acessibilidade, histórias de pessoas com deficiência que acreditaram nos seus sonhos e venceram desafios. E, claro, falam também das conquistas e novidades da Associação.

Oficina de Dança

Através de estímulos naturais como sons, cores e movimentos, a dança promove sentimentos de satisfação e integração ao meio social. A ocupação espacial, o ritmo, o equilíbrio, a agilidade também são trabalhados nesta oficina.

Tecnologia Assistiva em Grupo

Com o objetivo de promover a autonomia e independência dos assistidos, são desenvolvidas habilidades de comunicação, através de comunicadores, softwares e acessórios especiais. Patrocinado pelo ABADHS (Associação Beneficente Denise Hertzog da Silva), pela EJG EPI e pela Secretaria do Bem-Estar Social.

Oficina de Artes Plásticas

Os alunos da sala de Educação Infantil têm contato uma vez por semana com uma professora bem parecida com eles. É a artista plástica Ana Amália que, após sofrer um AVC de tronco (a ponte que liga o cérebro aos movimentos se rompeu) há 6 anos, durante a defesa de tese de mestrado, ficou com seus movimentos completamente comprometidos. Através de tratamentos de reabilitação e fazendo uso da tecnologia assistiva e comunicação alternativa, aos poucos ela foi retomando suas atividades acadêmicas e profissionais. Hoje, ela ministra aula de artes plásticas para nossas crianças, colocando-as em contato com obras de artistas impressionistas, além de proporcionar vivências com tintas, utilizando o corpo como instrumento.

Quem Somos

A Associação Nosso Sonho é uma instituição que promove a reabilitação de crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral.

Fundada em 2007, alia o tratamento clínico a praticas pedagógicas, utilizando recursos da tecnologia assistiva. Conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais experientes (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicóloga e pedagoga).

Associação Nosso Sonho